São João na Chapada Diamantina – parte I

27 Jul

 Pessoas de outras regiões do Brasil não têm noção da importância dessa festa para nós nordestinos. O São João é uma época ansiosamente aguardada por essas bandas do país. E digo época porque o clima e as comemorações não se resumem ao feriado (24/06 é feriado na Bahia), mas se estendem também ao período que antecede e que se segue. Desde maio, bandeirolas decoram toda a cidade e shows de forró são o ponto alto da programação.

Nossas tradições são bastante diferente das do resto do país. A começar pelo termo “festa junina”, que para nós significa festinha de escola – e só! No São João, as quadrilhas não são a atração principal da festa, e sim o forró (o original e os derivados: pé de serra, xote, baião etc.)! Gostamos mesmo é de assistir aos shows e de dançar.

As principais comidas típicas são: canjica de milho verde, amendoim cozido, mugunzá, milho cozido, bolo de milho e licores de frutas feitos com cachaça (um dos mais cotados é o de jenipapo).

Para comemorar o São João (entre a noite de 23/06 e o fim de semana mais próximo), boa parte da população da capital se desloca para o interior, onde a festa acontece. Na Bahia, cidades como Amargosa recebem cerca de 80 mil visitantes na época. Mas há também os municípios que têm um público menor e preservam os costumes mais tradicionais. Nesses lugares, moradores montam fogueiras na frente de suas casas e sempre têm na mesa pratos típicos para oferecer às visitas, que podem chegar a qualquer hora.

Neste ano nós tivemos a sorte de conhecer o São João de Mucugê, na Chapada Diamantina (a quase 500km de Salvador). Que lugar lindo! Além de sua beleza natural, a decoração temática foi algo que nunca vi antes. As casas do centro pareciam verdadeiras casas de boneca com suas cortinas de tecido ou feitas de garrafas pet. Bonecos, luzes, igrejinhas, tudo planejado nos detalhes. Também nos impressionaram a estrutura da cidade e a organização do evento: a limpeza, os jardins, as bandas, a programação. Resumindo: maravilhoso!

Aqui vão algumas fotos de degustação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: